Tutorial para Instalar o padrão ABNT no Mendeley

Atualização em 03/05/2015: Após a publicação deste post em 20/11/2015 algumas coisas mudaram nas atualizações que o Mendeley fez. Assim, para instalar a ABNT no Mendeley encontrei um Tutorial no Posgraduando que pode ser muito útil a todos que queiram usar essa ferramenta excelente e gratuita para gerenciamento de referências em textos acadêmicos. Bom trabalho!!!

Após ter divulgado o Mendeley (

www.mendeley.com) no meu perfil do Facebook, algumas pessoas me perguntaram como fazer para ter o padrão da ABNT nesse excelente gerenciador de referências. Assim, para ajudar aos meus amigos decidi criar esse pequeno passo-a-passo, pois é muito simples de implementar. Primeiramente, calro, deve-se criar uma conta, baixar e instalar o Mendeley em seu computador (Ah! caso seja do seu interesse você pode me seguir por lá, pois o Mendeley também é uma rede social de pesquisadores!!!). Após a instalação do Mendeley, baixe o seguinte arquivo ABNT_Autor_Data (é um arquivo *.zip com a padronização da ABNT) Esse arquivo eu consegui no site Condição Inicial cujo autor foi o responsável por criar os arquivos dos estilos para ABNT. Após baixar o arquivo, extraia os dois arquivos *.csl na mesma pasta que você salvo o arquivo *.zip (pode ser a pasta downloads mesmo!!!), são dois, pois é um para o padrão ABNT em que os títuos dos livros ficam em negrito e outro para o padrão da ABNT em que os títulos dos livros ficam em itálico, para agradar o gosto de todos. Ambos, como o nome dos arquivos já sugerem, trabalham com o padrão autor/data. Esse é o padrão em que as referências ficam (MARÇAL, 2014) e por ai vai. Arquivos descompactados, abra o Mendeley em seu computador. No menu selecione View – Citation Style – More Styles, como mostra a imagem abaixo: MenuMendeley Na minha imagem os estilos da ABNT já aparecem no menu Citation Styles, pois já estão instalados, mas após clicar em More Styles você terá a seguinte janela de diálogo: JanelaMoreStylesMendeley Note que é um recorte parcial, mostrando a janela dos estilos já instalados. No meu caso os estilos da ABNT já aparecem, pois já estão instalados por aqui. Mas, com essa janela aberta, agora é só abrir o Windows Explorer e ir até a pasta onde os arquivos *.csl estão (lembra, você baixou um *.zip e obtve dois arquivos *.csl ao descompactá-lo). Reduza a janela do Windows Explorer para que possas ver, por trás dela, a janela do Mendeley. Feito isso, basta arrastar o arquivo *.csl (um por vez) do Windows Explorer para a janela de Citation Styles do Mendeley e ele instalará o estilo, no nosso caso o da ABNT. Voi lá!!! Simples não!! Façam bom proveito dessa importante ferramenta de gerenciamento de citações.

About Prof. Vicente E. R. Marçal

Um pesquisador apaixonado por tecnologia, programação e filosofia. Descobri o Python enquanto buscava soluções para os meus problemas do dia a dia e com ele, entendi que posso ajudar outras pessoas também. Foi assim, desafiando-me a cada dia, que comecei a contribuir com projetos open source e acabei me tornando um aficionado em usar o que aprendo para automatizar as tarefas maçantes do cotidiano.

9 thoughts on “Tutorial para Instalar o padrão ABNT no Mendeley

  1. Romulo

    Caro, segui as instruções, mas o Mendeley diz que os arquivos nao sao csl, embora a extensão diga que é, alguma sugestão do que pode estar acontecendo?

    Obrigado

    Reply
    1. Prof. Vicente E. R. Marçal Post author

      Prezado Romulo,

      As novas versões do Mendeley alteraram a forma de fazê-lo. Veja se esse tutorial do Posgraduando para ver se te ajuda nessa tarefa!

      Abraços

      Reply
      1. MELISSA CORTES DA ROSA

        Obrigada Prof Vicente e Rômulo! No posgraduando tem essa resposta. Posto aqui para ajudar outros com essa mesma dificuldade. Só digitar Associação no campo de busca de “Get more stylist” e logo aparece “Associação Brasileira de Normas Técnicas”.

        Reply
  2. Carolina Leão

    Prezadxs,
    com as informações do Prof. Vicente, do Romulo e da Melissa consegui realizar com sucesso o download do estilo. Muito obrigada pela partilha e continuação de um ótimo trabalho!

    Reply
  3. Romaildo

    Olá,

    Há como mudar as configurações desse Citation Styles? Pois há algumas incompatibilidade com as regras da ABNT.

    Obrigado!

    Reply
  4. Danielle Freire

    Muito obrigada!!!!!!

    Estava tendo dificuldade pois digitava ABNT e ele não achava. Quando escrevi Associação ele já me deu as alternativas.
    `´E muito bom poder compartilhar. Sucesso.

    Reply
  5. rafael

    ola, fiz o download do mendeley e dos arquivos abnt, mas nao consigo configur-los para que apareçam no mendeley.. sabem oq pode ser ? obrigado

    Reply
    1. Prof. Vicente E. R. Marçal Post author

      Rafael, reveja o Mendeley, pois agora ele já vem com a ABNT, basta procurar por Associação dentre os estilos que ele traz!

      Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.