Críticas ao Construtivismo

      Nenhum comentário em Críticas ao Construtivismo

Olá,

É comum, principalmente entre professores e pesquisadores da Educação, críticas a um sistema de ensino ou método de ensino que costumou-se chamar de Construtivismo, que tem por fundamento teórico a Epistemologia Genética de Jean Piaget.

Como entendo que o problema maior é a falta de compreensão dos postulados básicos dessa teoria, escrevi, sem muitas pretensões, um texto intitulado “Construtivismo, uma proposta incompreendida”, o qual fora publicado no Jornal Eletrônico Rondonia Ao Vivo e está disponível para leitura, comentários e críticas de todos os interessados.

Principalmente para mostrar que a proposta construtivista não significa, pura e simplesmente, deixar o aluno a seu bel prazer na sala de aula afirmando que ele é que constrói seu conhecimento.

Bem, o meu artigo no Rondônia ao Vivo é que propoem explicar melhor minha posição.

Leiam, avaliem, critiquem… o publiquei num espaço aberto e público justamente para que o mesmo fosse levado ao maior número de pessoas possível e pudesse, realmente, ser avaliado e criticado por todos.

Como fazemos na twittersfera: #prontofalei!!

About Prof. Vicente E. R. Marçal

Um pesquisador apaixonado por tecnologia, programação e filosofia. Descobri o Python enquanto buscava soluções para os meus problemas do dia a dia e com ele, entendi que posso ajudar outras pessoas também. Foi assim, desafiando-me a cada dia, que comecei a contribuir com projetos open source e acabei me tornando um aficionado em usar o que aprendo para automatizar as tarefas maçantes do cotidiano.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.